Métodos de Estudos


Eu sempre digo e repito: PROVA É UMA FORMA INJUSTA DE COMPROVAR CONHECIMENTO. Eu odeio fazer provas e sabe porquê? Mesmo que eu saiba a matéria eu vou tirar uma nota ruim. Eu fico completamente nervosa e esqueço até meu nome. Além do mais, também existem as pessoas que sabem o assunto cobrado e não sabe como fazer aquilo se formar em algo concreto que alguém possa validar.


Eu já tentei todos os métodos de estudo possíveis para provas e nem sempre funcionam, por isso sempre que eu faço uma prova eu tento não me cobrar muito e tento esquecer que aquilo é uma avaliação. Só que o foco da postagem não é sobre como os métodos avaliativos que temos no Brasil são justos ou não, quero falar sobre como se preparar para provas, vamos ver?

Algumas coisas são totalmente óbvias, só que é sempre bom lembrar.
-Nunca deixe para estudar de última hora
-Esqueça redes sociais e celular na hora do estudo
-Se alimente bem antes de estudar e de fazer a prova
-Não se preocupe em decorar tudo, tente aprender, mesmo que seja pouco.


-Seja Organizado
Comece a se preparar com antecedência para a prova, ou nem mesmo espere pela prova estude a matéria logo que for ensinada e vai treinando para quando chegar o momento da prova. Organize seu tempo para ter um determinado número de horas diários reservado só para estudar. Também organize um lugar para estudar com todo material que você precisa e tire tudo que possa te distrair.


-Marque
Quando estiver estudando use o máximo de cor possível. Se perceber que uma frase do texto é importante marque de uma cor, se precisar lembrar de uma fórmula ou esquema coloque uma cor também. Uma ótima dica é separar post-it coloridos e atribuir uma função para cada cor e marcar o caderno. Exemplo: Amarelo: Precisa de atenção; Verde: Aprendi e preciso revisar ; Vermelho: Preciso me dedicar mais a esse assunto que não aprendi bem ainda. Outra dica também, é fazer esquemas e desenhos que ajudem a lembrar melhor o assunto.


-Cartões Importantes
Eu gosto muito de fazer isso, geralmente eu escrevo as coisas importantes em papéis e colo na porta do guarda-roupa, geladeira, tv, parede, espelho e sempre que vou usar alguma coisa dessas eu leio o que está escrito no papel.

-Use a Tecnologia
A tecnologia também pode te ajudar muito na hora de estudar, veja vídeo-aulas e ouça músicas relacionadas a matéria em questão. Outra coisa legal também, é você gravar  um áudio lendo os textos que precisa e escutá-los.

-Faça testes
Uma coisa maravilhosa na internet é que dá para achar provas sobre qualquer assunto e que também vem com as respostas. Então você pode pegar essas provas e resolver e corrigir para ver o número de acertos. É sempre bom ver o ponto de vistas de outros professores que não conhece.

E você, como faz para melhorar seu método de estudo?
Beijos

11 comentários:

  1. oi Tay, seu comentário por um errinho do blogger foi apagado, será que dá pra comentar no primeiro post de novo.beijocas.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Eu só consigo estudar escrevendo. Então faço vários resumos até o resumo final. Grifo demais as partes mais importantes e por aí vai. Geralmente estudo uma semana antes da prova kkk
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!
    http://www.karinadovale.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Tay, confesso que não sou nada organizada para estudar! haha Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. As dicas são ótimas, me lembro que quando eu estudava, organização era a minha regra principal.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui o tipo de pessoa a ficar nervosa em provas, sabia? Sempre tive a consciência de que aquela avaliação não vai me definir como pessoa ou estudante e que sempre há outra chance de melhorar as notas caso dê errado naquela prova.

    De toda forma... as dicas que você deu foram muito valiosas. Concordo principalmente com a utilização de cores, fazer prova bem alimentado (fome sempre me deixa agoniada HAHAHA) e deixar celular bem longe!

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também acho que fazer prova não avalia conhecimento de ninguém e que os métodos das escolas estão muito antigos. Mas estudar cada dia um pouco é bom para não deixar tudo para um dia antes da prova. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu leio vou grifando as partes importantes e depois faço resumo com as partes grifadas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Web Analytics