Métodos de Estudos


Eu sempre digo e repito: PROVA É UMA FORMA INJUSTA DE COMPROVAR CONHECIMENTO. Eu odeio fazer provas e sabe porquê? Mesmo que eu saiba a matéria eu vou tirar uma nota ruim. Eu fico completamente nervosa e esqueço até meu nome. Além do mais, também existem as pessoas que sabem o assunto cobrado e não sabe como fazer aquilo se formar em algo concreto que alguém possa validar.


Eu já tentei todos os métodos de estudo possíveis para provas e nem sempre funcionam, por isso sempre que eu faço uma prova eu tento não me cobrar muito e tento esquecer que aquilo é uma avaliação. Só que o foco da postagem não é sobre como os métodos avaliativos que temos no Brasil são justos ou não, quero falar sobre como se preparar para provas, vamos ver?

Algumas coisas são totalmente óbvias, só que é sempre bom lembrar.
-Nunca deixe para estudar de última hora
-Esqueça redes sociais e celular na hora do estudo
-Se alimente bem antes de estudar e de fazer a prova
-Não se preocupe em decorar tudo, tente aprender, mesmo que seja pouco.


-Seja Organizado
Comece a se preparar com antecedência para a prova, ou nem mesmo espere pela prova estude a matéria logo que for ensinada e vai treinando para quando chegar o momento da prova. Organize seu tempo para ter um determinado número de horas diários reservado só para estudar. Também organize um lugar para estudar com todo material que você precisa e tire tudo que possa te distrair.


-Marque
Quando estiver estudando use o máximo de cor possível. Se perceber que uma frase do texto é importante marque de uma cor, se precisar lembrar de uma fórmula ou esquema coloque uma cor também. Uma ótima dica é separar post-it coloridos e atribuir uma função para cada cor e marcar o caderno. Exemplo: Amarelo: Precisa de atenção; Verde: Aprendi e preciso revisar ; Vermelho: Preciso me dedicar mais a esse assunto que não aprendi bem ainda. Outra dica também, é fazer esquemas e desenhos que ajudem a lembrar melhor o assunto.


-Cartões Importantes
Eu gosto muito de fazer isso, geralmente eu escrevo as coisas importantes em papéis e colo na porta do guarda-roupa, geladeira, tv, parede, espelho e sempre que vou usar alguma coisa dessas eu leio o que está escrito no papel.

-Use a Tecnologia
A tecnologia também pode te ajudar muito na hora de estudar, veja vídeo-aulas e ouça músicas relacionadas a matéria em questão. Outra coisa legal também, é você gravar  um áudio lendo os textos que precisa e escutá-los.

-Faça testes
Uma coisa maravilhosa na internet é que dá para achar provas sobre qualquer assunto e que também vem com as respostas. Então você pode pegar essas provas e resolver e corrigir para ver o número de acertos. É sempre bom ver o ponto de vistas de outros professores que não conhece.

E você, como faz para melhorar seu método de estudo?
Beijos

11 comentários

  1. oi Tay, seu comentário por um errinho do blogger foi apagado, será que dá pra comentar no primeiro post de novo.beijocas.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Eu só consigo estudar escrevendo. Então faço vários resumos até o resumo final. Grifo demais as partes mais importantes e por aí vai. Geralmente estudo uma semana antes da prova kkk
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!
    http://www.karinadovale.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Tay, confesso que não sou nada organizada para estudar! haha Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. As dicas são ótimas, me lembro que quando eu estudava, organização era a minha regra principal.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui o tipo de pessoa a ficar nervosa em provas, sabia? Sempre tive a consciência de que aquela avaliação não vai me definir como pessoa ou estudante e que sempre há outra chance de melhorar as notas caso dê errado naquela prova.

    De toda forma... as dicas que você deu foram muito valiosas. Concordo principalmente com a utilização de cores, fazer prova bem alimentado (fome sempre me deixa agoniada HAHAHA) e deixar celular bem longe!

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também acho que fazer prova não avalia conhecimento de ninguém e que os métodos das escolas estão muito antigos. Mas estudar cada dia um pouco é bom para não deixar tudo para um dia antes da prova. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu leio vou grifando as partes importantes e depois faço resumo com as partes grifadas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.