Espiral do Silêncio


Eu sofro de insônia sempre que fico muito nervosa ou ansiosa. Então passo a maior parte da minha noite procurando coisas diferentes na internet, geralmente eu procuro teorias de conspirações que me deixam mais paranoica do que o normal, ou às vezes vejo vídeos de animais fofos (please, vejam o vídeo da Loca, The Pug). E em uma dessas noites, acabei lendo sobre o Espiral do Silêncio.

Espiral do Silêncio é uma teoria que basicamente diz que nos moldamos aos costumes ao nosso redor sem questionar ou tentar fazer diferente. Um exemplo: Ao entrar em casa, todos os membros da sua família tiram o sapato na porta. Você viu isso desde pequeno e acabou fazendo igual sem questionar.

Ta, e o que isso tem a ver com você? Eu realmente não consigo falar uma hipótese ou algo do tipo, só que com certeza sei que você já foi influenciado a fazer algo igual a todos sem saber o motivo por fazer aquilo. Isso não é algo errado, muito menos um problema grave, a questão é a seguinte: até quando sua vontade própria acaba e construção social entra.

Outra coisa que pode acontecer é você ver algo errado e não se pronunciar por que a maioria concorda e você não quer ser divergente. Exemplo: Homofobia é algo errado e desaprovável, mas numa roda de pessoas e alguém acaba soltando uma piada homofobia você certamente sorrirá e não vai apontar o erro para todos que riram, você quer ser aceito e talvez isso afete seu julgamento de certo ou errado.

A mídia também reproduz um espiral do silêncio, tudo na vida tem dois lados, a mídia sabe desses dois lados e como sabemos todos os meios que nos informam tem uma posição e geralmente elas nos mostra aquilo que querem que nós vejamos, ou seja, consideramos essa coisa certa e o outro lado errado já que não é mostrado. Espiral do silêncio nada mais é que uma opinião prevalecer sobre outra, independentemente se está certa ou não, só que todo mundo vai acabar seguindo sem questionar.

Creio que tudo ficou um tanto quanto confuso. Só queria dizer que você é dono das suas opiniões, por isso, pesquise e questione absolutamente tudo, não se contente apenas com aquilo que te mostram. Às vezes o mundo é só a parte de dentro de uma embalagem de achocolatado e a lua é o buraco do canudinho.  


Se quiser entender na prática, veja esse vídeo de um experimento social

8 comentários

  1. Interessante isso... também procuro coiss estranhas quando tô mais a toa em casa..ainda mais de noite, madrugada. rs


    Bjim...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Somos donos de nossas opiniões, isso é verdade. Todavia é um tanto dificil agir sem ser movido pela sociedade né. Agora que estou lutando contra essas amarras, mas ainda assim me vejo em cada situação! Adorei o texto!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já sou a pessoinha do contra que vai fazer inimizades, porque vai fechar a cara e discutir quando vê algo errado. rs

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  4. Adorei muito o post! Muito real tudo o que você disse! Nem tudo o que nos dizem e mostram é dessa forma, principalmente a mídia!
    Temos sempre que ter nossa opinião e pesquisar sempre!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Muito muito bom seu post!
    Quando eu estava na faculdade sempre discutíamos sobre isso, de fazer certas coisas sem questionar e quando fazemos o inverso as pessoas desaprovam no mesmo instante. Por isso eu gosto tanto das artes, porque 'mexe com o que está quieto' e faz a gente refletir se estamos nesse espiral do silêncio ou se estamos indo além.
    Muito bacana :)


    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa espiral do silêncio.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem! Não sabia que nome dado a esse tipo de comportamento era esse. Eu conhecia esse movimento de repetição de determinada atitude de efeito manada, mas acho que isso só se encaixa basicamente pra quando tem bem mais pessoas em um lugar.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir

Instagram

Dearly Tay. Theme by STS.